Arte e Cultura

Músicos do Elo

A FUNDAC lançou, no mês de julho de 2017, o curso gratuito de formação de músicos para atuarem em instituições sociais e de saúde, chamado “Músicos do Elo”.

 O projeto forma profissionais que utilizam a intervenção musical para humanizar a permanência de pacientes, familiares e profissionais, acolhidos em instituições como: hospitais, casas de repouso para idosos, abrigo para pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência doméstica, abrigos para crianças, entre outros. Essas pessoas têm valores culturais muito diversos e convivem nesses espaços restritos, obedecendo regras de vida comuns. Os Músicos do Elo, em sua atuação, podem facilitar o diálogo não verbal, poético e musical nesse contexto de tensão e de exclusão social.

A proposta do projeto Músicos do Elo não é apenas um novo jeito de fazer música, mas é acima de tudo um projeto que reivindica a dignidade e a qualidade do tempo de vida das pessoas que estão nesses ambientes: pacientes, familiares e profissionais. A música em instituições socais e de saúde apresenta múltiplas facetas e diversas abordagens, mas os Músicos do Elo desenvolvem de forma única um encontro livre e humano onde a música é a única forma de comunicação.