Pesquisar

Fundação

A FUNDAC

A FUNDAC tem por objetivos:

  • Apoiar o desenvolvimento de comunicação, da educação e das artes e da assistência social em organizações públicas e privadas.

  • Criar, manter ou promover estudos, debates, simpósios, seminários, fóruns, conferências ou cursos, presenciais ou à distância; em todos os níveis ou especialidades, com propósitos de treinar, capacitar, habilitar, formar ou educar, aprimorando a aprendizagem, a pesquisa e a divulgação do saber nos campos da assistência social, educação, comunicação, artes, cultura, turismo, esporte, lazer e meio ambiente.

  • Prestar serviços na área de comunicação, abrangendo fornecimento e gestão de recursos humanos; produção de vídeos e de programas de rádio e televisão; de geração e transmissão de imagens para veiculação ao vivo, por rádio, televisão e pela internet; produção de conteúdo e gerenciamento de redes sociais na internet.

  • Criar, desenvolver e gerenciar projetos de interesse social, sobretudo voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social, próprios ou para instituições públicas ou privadas.

Comunicação e Mídia

Uma Trajetória de Excelência

 
A Fundac, desde a sua origem na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, privilegiou a área de comunicação, especialmente de jornalismo. Os sucessivos contratos de gestão de emissoras de TV, obtidos por meio de licitações, trouxeram para a Fundação reconhecida expertise na área.

Desde o ano 1999, algumas das principais emissoras de rádio e televisão do campo público (TV Senado, TV Justiça, TV Câmara Federal, TV Alesp, TV Câmara de São Paulo) foram, ou ainda são, geridas pela Fundac.

Em Brasília, a Fundac é, atualmente, a principal empregadora de jornalistas e radialistas, chegando a quase 500 profissionais nessas funções.

A atuação institucional não se limita à mídia tradicional. Todos os contratos da Fundac estão sintonizados com as mais modernas tecnologias de produção, transmissão e análise de dados nas diversas plataformas de difusão digitais.

Vanguarda na Produção

Vários contratos que a Fundac mantém com entidades, como o Supremo Tribunal Federal e Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, preveem assessoria na elaboração de análises e planejamento estratégico na área da comunicação. O setor de mídias sociais do STF, e os setores de comunicação da Alesp e da Capes foram reestruturados a partir de estudos desenvolvidos pela Fundac, que é também responsável por sua implementação e gestão.

Além disso, a equipe da Fundac tem realizado inúmeras atividades relacionadas com o conceito de Media Trainning, aperfeiçoando a comunicação de porta-vozes, de apresentadores e repórteres; e implementando o relacionamento institucional com a imprensa. Essa atividade foi anteriormente realizada para a TV Justiça e para a Capes, tendo sido também executada anteriormente junto à INFRAERO e Banco do Brasil.

Fundac na Era Digital

 

Os principais projetos e contratos atuais da Fundac consideram de forma prioritária atividades de compreensão, gestão e implementação de presença institucional nas redes sociais.

Nos contratos com a TV Justiça, TV Câmara Federal, Capes e TV Alesp, a Fundac possui equipe de analistas de redes sociais, além de jornalistas, produtores audiovisuais, técnicos em TI e web designers, que garantem não apenas a qualidade dos serviços, como a análise do impacto das ações desenvolvidas no universo digital, por meio de relatórios regulares, utilizando modernas ferramentas para o mapeamento e mineração de dados.

 

Transformando Vidas

A Fundac é responsável, desde 2015, pelo cadastramento para o CADUnico federal de famílias em situação de extrema pobreza na cidade de São Paulo. O contrato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social prevê a realização de cerca de 40 mil entrevistas mensalmente, com uma equipe de 220 funcionários, distribuídos pelos bairros mais distantes da capital.

O treinamento deses cadastradores e supervisores para a aplicação de questionários e para a inserção de dados no CADUnico é realizado regularmente pelos técnicos da Fundac e da SMADS.

A experiência adquirida nesse campo permite à Fundac oferecer o mesmo trabalho para Prefeituras de todo o país.

Parcerias Estratégicas e Transformações

 

Vários contratos que a Fundac mantém com entidades, como o Supremo Tribunal Federal e Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, preveem assessoria na elaboração de análises e planejamento estratégico na área da comunicação. O setor de mídias sociais do STF, e os setores de comunicação da Alesp e da Capes foram reestruturados a partir de estudos desenvolvidos pela Fundac, que é também responsável por sua implementação e gestão.

Além disso, a equipe da Fundac tem realizado inúmeras atividades relacionadas com o conceito de Media Trainning, aperfeiçoando a comunicação de porta-vozes, de apresentadores e repórteres; e implementando o relacionamento institucional com a imprensa. Essa atividade é atualmente realizada para a TV Justiça e para a Capes, tendo sido também executada junto à INFRAERO e Banco do Brasil.

Planejamento e Gestão

Inovação e Gestão de Projetos

 

A Fundac possui colaboradores fixos ou especialmente contratados capazes de criar, desenvolver e gerenciar projetos nas áreas de educação, comunicação, cultura e iniciativas de interesse social.

Por meio de licitações ou contratação direta, a Fundação avalia as necessidades dos parceiros e desenvolve projetos específicos, implantando-os e fazendo sua gestão, dentro dos princípios de compliance.

Compromisso Social e Transformação

Em seu estatuto, a Fundac privilegia atividades de forte componente social,
direcionados à promoção e ao desenvolvimento humano, combatendo a discriminação e as injustiças sociais e econômicas.

Por conta disso, possui projetos próprios e em parcerias com poderes públicos e iniciativa privada em diversas áreas, como capacitação e qualificação profissional, palestras em escolas para estudantes do ensino médio, atendimento a segmentos
desfavorecidos e em situação de vulnerabilidade social.

O projeto Músicos do Elo, que forma e administra músicos para atuarem em instituições de saúde; e a formação de influenciadores digitais com a Fundação Poder Jovem, direcionados a adolescentes portadores de IST (infecções sexualmente transmissíveis); são exemplos de ações de grande impacto social, desenvolvidos com efetividade no modelo de parceria.

Transparência e Rigor

 

Todos os contratos da Fundac possuem acompanhamento jurídico e contábil em todas as fases de sua realização, que garantem rigor no controle e prestação de contas, utilizando modernos instrumentos de gestão de recursos financeiros, humanos e materiais, sempre dentro da legislação pertinente.

O objetivo é assegurar que todas as atividades desenvolvidas observem os princípios da legalidade, moralidade e eficiência, presentes no estatuto e princípios da entidade.

Conteúdo